Quando uma empresa pensa em terceirizar a sua logística ela busca por soluções e resultados, algo absolutamente normal já que, a priori, os objetivos são aprimorar os procedimentos operacionais, customizar os estoques, melhorar os sistemas de armazenagem e distribuição e manter a agilidade no atendimento ao cliente. São essas as operações que geram fluxo na empresa e o investimento na terceirização de tais setores tende a ser proveitoso.

É importante entender que a apresentação de soluções, por mais que existam alguns padrões, vai depender, e muito, da rotina de cada empresa. Em alguns casos, apenas a aplicação um treinamento para as equipes na montagem de kits e recebimento da matéria prima pode trazer resultados excelentes. Em outros, o objetivo final vai contar muito, ou seja, a construção dos procedimentos e instruções de trabalho, adaptação e customização das áreas e a maximização do nível de serviços prestados ao cliente devem partir do perfil administrativo dos empresários para atingir uma meta.

Na prática

O trabalho da BPLog na Compagas é um bom exemplo de terceirização. A fim de profissionalizar o processo logístico e melhorar as condições de armazenagem da empresa, fez-se um mapeamento detalhado dos processos e a montagem de equipe especializada para assumir a operação. A partir disso, foram criados novos procedimentos, endereçamento de almoxarifado, layout logístico de um novo armazém, a instituição de inventário cíclico/rotativo e aquisição de equipamentos e estruturas mais adequados.

Resultados

Através da terceirização do almoxarifado houve aumento da acuracidade dos estoques, dos pedidos expedidos e das cargas recebidas, minimizando os riscos de rupturas de estoques. Como consequência, a empresa adquiriu maior agilidade e qualidade no atendimento das demandas dos clientes internos e externos.

Vantagens

É claro que não se trata de nenhuma mágica. Ao optar pela terceirização logística é bom esperar muito trabalho pela frente. Mas isso o empresário deve tirar de letra, pois ele já sabe que o mercado exige o aprimoramento. É preciso saber onde gastar energia e a saída pode estar no planejamento de:

  • Uma gestão baseada em indicadores e controles.
  • Foco na melhoria contínua dos processos e pessoas.

Mais do que isso, é fundamental levar em conta que terceirizar os serviços de logística gera crescimento para a empresa. Em um mundo globalizado no qual o tempo anda escasso, otimizar as tarefas do dia a dia é um diferencial. Pense nisso.

Até a próxima!