O tema é importante, pois trata da destinação correta de resíduos industriais no Estado do Paraná. As tentativas relacionadas a ele começaram em dezembro de 2012 e os setores representados pelo Sindicato das Empresas de Eletricidade, Gás, Água, Obras e Serviços do Estado do Paraná (Sineltepar), além de nove Sindicatos da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Paraná (Sindirepa), ficaram responsáveis pelas ações.

Agora, no dia 12 de fevereiro de 2014, a Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) apresentou para o secretário estadual do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, dois planos de logística reversa, elaborados com consultoria do Senai. A Sema recebeu os dois planos do Sineltepar e Sindirepa para análise. Até a validação e implantação ainda deve haver alterações por parte da Secretaria, mas os dois planos apresentados são os primeiros do Paraná para a destinação correta de resíduos industriais.

Sobre Logística Reversa
Logística Reversa é o caminho contrário que o produto faz após o seu consumo, passando pela cadeia produtiva e voltando até o fabricante, que deve dar aos resíduos o destino correto no meio ambiente.

Mais informações www.meioambiente.pr.gov.br.