Se o consumidor on-line não receber o produto como foi combinado, a marca da empresa pode ficar comprometida na web. Prazo, embalagem, segurança e qualidade dos itens são quesitos muito exigidos pelos clientes, principalmente pelo crescimento do e-commerce no Brasil e o aumento do conhecimento sobre o assunto. Por isso, pensar nas operações logísticas é uma estratégia fundamental para o sucesso das lojas virtuais.
Os números estatísticos mostram que as empresas estão, cada vez mais, investindo na terceirização da logística. No segmento do comércio eletrônico, o foco dos investimentos está concentrado na armazenagem, controle e gerenciamento de estoque, movimentação e distribuição dos produtos. Isso traz como resultado um serviço muito mais ágil e seguro para todos os envolvidos no processo.
O e-commerce é um negócio dinâmico e flexível e essas características se fazem mesmo muito presentes. Para se ter ideia da dinâmica que o processo assumiu, há pouco tempo as lojas on-line chegavam a levar de 15 a 30 dias para entregar os produtos. Hoje, em alguns casos, os itens são entregues de um dia para o outro. A velocidade dos serviços de internet, o aumento da concorrência e o crescimento da área de logística no país contribuíram para essa evolução.
A cadeia logística que atende o empresariado virtual precisa ter capacidade de entregar os pedidos rapidamente. No geral, o fator tempo é o que mais soma pontos no momento de uma compra e faz com esse cliente volte a visitar a loja futuramente, com possibilidade de indicá-la para pessoas próximas. E são as variáveis logísticas entre a compra e entrega que farão a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio. São elas:
- Aquisição de estoques.
- Recebimento.
- Conferência.
- Picking.
- Expedição.
- Transporte.
Um trabalho terceirizado de logística a curto e médio prazo deve ser considerado como parte da estratégia de quem já tem ou vai começar a trabalhar com o comércio on-line. Pense nisso.
Conheça os serviços de logística oferecidos pela BPLog Logística.
Até a próxima!