A armazenagem é uma atividade importante dentro da logística de uma empresa. É um serviço que trata da estocagem ordenada e da distribuição de produtos acabados dentro da fábrica ou em locais destinados a este fim, o que pode ser feito pelos fabricantes ou por um processo de distribuição determinado.
Para a atividade ficar mais compreensível, vamos trazer uma lembrança do passado. Antes, o armazém servia apenas para guardar determinados materiais. Ele não tinha muito mais utilidade do que isso, pelo menos era a forma como os administradores o enxergavam. Com o tempo, as empresas foram percebendo que o serviço de armazenagem podia trazer rendimento ao fazer parte de atividades de produção, marketing e finanças.
Mas como isso foi possível? A resposta é simples. Os administradores perceberam que os armazéns tinham espaço para fluxo de materiais, assim nascia uma atividade chamada controle. O controle na logística envolve a proteção de materiais, controle de entrada, controle de saída, controle de estoque, distribuição, controle de demanda e capacidade de produção. Portanto, aquele local que apenas estocava “coisas” tornava-se um setor essencial para a customização de todas as atividades da empresa, aumentando o lucro.
A redução dos custos de armazenagem envolve:
- Otimização dos processos.
- Maior controle das informações.
- Aumento no nível de qualidade dos serviços.
- Administração de inventários.
- Práticas operacionais.
- Técnicas de movimentação de materiais.
- Processamento de pedidos.
- Métodos de estocagem.
Hoje em dia, é possível terceirizar as operações de armazenagem. Empresas como a BPLog Logística oferecem esse serviço se responsabilizando pelo recebimento, cuidados, entrega pontual do produto certo, na hora certa, na quantidade certa, condições adequadas e ao menor custo possível. A operação agrega valor ao negócio, gera marketing de relacionamento com clientes e, ao mesmo tempo, evita gastos desnecessários.
Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (41) 3014-9822, e-mail bplog@bplog.com.br ou acesse a página de serviços da BPLog.