A armazenagem é um processo extremamente importante para a boa logística e distribuição de mercadorias. Por isso, otimizar suas operações pode ser garantia de redução de custos e agilidade para sua empresa. Veja algumas dicas de como planejar e gerenciar os armazéns para conquistar um maior diferencial competitivo.

 

A importância da armazenagem

Um bom planejamento de armazenagem e do fluxo da logística interna representa um grande diferencial entre a concorrência. Isso porque essas atividades estão diretamente relacionadas com os custos que a empresa tem com os processos logísticos. Por exemplo, manter os produtos armazenados corresponde a um gasto de 25% a 30% do valor do produto por ano.

 

Infraestrutura e layout

É importante que o galpão que será utilizado para a armazenagem dos produtos tenha uma infraestrutura adequada. Para isso, o layout influencia muito no nível de produção de trabalho e, por isso, deve proporcionar um bom fluxo de material, custos de operação baixos para estocagem e coleta e uma utilização eficiente do espaço.

Também é importante que o layout do depósito permita que os produtos sejam manuseados em linha reta, ou seja, em uma ponta chegam os produtos e na outra são despachados. Dessa forma, o manuseio acontece de forma rápida, fácil e organizada.

 

Curva ABC

A classificação ABC serve para o controle de estoques. Com ela, é possível selecionar uma ordem de importância e quais são os procedimentos mais adequados para cada categoria de produto. Para a armazenagem de materiais e seu planejamento, a curva ABC pode ser usada para classificar os materiais quanto à localização, a frequência de retirada e outros parâmetros.

O principal objetivo ao aplicar a curva ABC é evitar que os produtos mais importantes do armazém fiquem estocados em locais que dificultem sua seleção, segurança e movimentação. Para isso, basta é necessário ter planejamento de armazenagem e a aplicação dos cálculos que classifiquem os produtos em categorias A, B e C de modo que os produtos mais importantes do estoque (seja por critério de valor, frequência de saída, etc) fiquem próximos às áreas nobres do CD (docas de entrada e saída), assim reduzindo a distância de movimentação.

 

Com essas soluções aplicadas ao processo de armazenagem, certamente sua empresa estará aproveitando o melhor do processo logístico e evitando gastos com armazenagem. Caso sua empresa ainda não tenha a possibilidade de por em prática essas funcionalidades, a BPLog oferece serviços de armazenagem externa em galpão com toda infraestrutura necessária, terceirização da logística interna da sua empresa e treinamentos e consultoria sobre as boas práticas logísticas. Conte com a gente!