Apesar das Empresas sempre desenvolverem atividades logísticas de suprimento, transporte, estocagem e distribuição de produtos, a novidade do termo Logística Empresarial está no fato destas atividades serem desenvolvidas de forma integrada e coordenada, segundo uma filosofia de otimização global, em busca da melhor contribuição possível para o resultado empresarial.

 

O que é?

De forma específica, a Logística Empresarial, é, dentro da Administração, o setor responsável por quatro atividades básicas: as de aquisição, movimentação, armazenamento e entrega de produtos. Dessa forma, o planejamento logístico é feito de forma integrada com o objetivo de obter a maior eficiência e menor custo possível no que diz respeito a tais atividades.

 

Qual o objetivo?

O principal objetivo da logística empresarial é executar as operações de forma otimizada, ou seja, com mais integração, mais agilidade e com menos custos, assim melhorando o desempenho da Empresa. O reflexo disto é a redução das distâncias de movimentações (tanto internamente na circulação dentro do armazém como externamente, no transporte, nas entregas) e também a redução do tempo entre o pedido e entrega do produto, de forma que o consumidor tenha acesso a produtos e serviços nas condições necessárias.

 

Quais os resultados?

A logística empresarial traz consigo diversos valores agregados. Entre eles, melhor utilização do tempo, dos recursos, do espaço, das informações e do acompanhamento do processo logístico. Tudo isso resulta em uma maior rentabilidade para a empresa como um todo.

 

Que tal por em prática os conceitos da logística empresarial e melhorar os processos da sua empresa? A BP Log oferece consultoria e treinamentos para que os seus serviços logísticos sejam cada vez mais eficientes e integrados.