O transporte de cargas é a função mais conhecida da logística, e também fica em primeiro lugar quando o assunto é investimento. Estudos mostram que a maioria das empresas relatam que seus maiores gastos são com o transporte, não só de produtos finais, mas também de matérias-primas utilizadas para sua produção.

Atualmente, o meio rodoviário continua sendo o mais utilizado no Brasil, mesmo para longas distâncias. Isso influencia consideravelmente no custo do produto final, fator importante para a competitividade das empresas.

Outro fator que interfere bastante no valor final do produto comercializado é a armazenagem. Grande parte das empresas utiliza estoques para a armazenagem de seus produtos, esses estoques podem ser próprios ou terceirizados. Além da despesa com o possível aluguel do armazém, os principais custos que incidem na armazenagem são a luz, água, mão de obra, seguros e impostos.

Serviços logísticos são um quesito indispensável para um bom crescimento industrial. Conhecendo seus gastos, você pode decidir onde é mais interessante investir ou reduzir custos na sua empresa e, dessa forma, obtendo resultados mais positivos.