Por muitas vezes não tão valorizado quanto deveria, a gestão de almoxarifado é um setor bastante importante pra qualquer tipo de empresa que necessita estocagem. Existem vários métodos logísticos que ajudam bastante nesse controle, conheça alguns deles.

 

Duas caixas

Talvez o mais simples e fácil de todos os métodos, esse sistema é ótimo para pequenas empresas. O método se resume em armazenar produtos em duas caixas realizando novas encomendas no momento em que uma delas se esvazie.

 

Faixa vermelha

Na verdade esse processo é bastante prático e objetivo, os produtos devem ser armazenados em caixas empilhadas, sinalizando com uma faixa vermelha o nível em que a reposição deve ser feita.

 

Kanban

Sistema criado no Japão, o Kanban que na sua língua de origem significa uma espécie de “cartão de visita” funciona de uma maneira bem simples e pratica. Cartões de diferentes cores são utilizados para indicar as caixas que estão em fase de produção, movimentação e solicitação de peças.

 

Just-in-time

Esse sistema também tem origem oriental e tem sido cada vez mais utilizado seguindo a tendência da diminuição do estoque. Aqui os produtos são fabricados apenas na hora que é realmente necessário, passando da produção à venda com uma agilidade maior, buscando qualidade, eficiência e evitando o desperdício.

 

E ai, o que achou desses métodos? Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de mais dicas logísticas.