Um dos principais ramos da logística, o transporte de cargas é repleto de processos para que todo o sistema de entregas funcione em sintonia. Mas além das grandes empresas, que geralmente contam com uma estrutura completa de logística, pequenas empresas também realizam entregas de remessas menores e, nestes casos, podem contar com soluções como a carga fracionada.
Realizada principalmente por meio do modal aéreo e rodoviário, a carga fracionada basicamente consiste em remessas onde o volume de mercadorias é muito pequeno para ocupar todo o espaço do equipamento de transporte, como um caminhão, por exemplo. Dessa forma, este modelo de operação busca agrupar várias entregas de produtos similares em um único meio de transporte.

 

Como funciona este processo?

Carga FracionadaO processo de operação da carga fracionada conta com diversas coletas com veículos menores em pontos distintos, para que posteriormente tais produtos sejam armazenados em um único galpão, completando a carga necessária para ocupar o veículo.
Da mesma forma, ao chegar no ponto de destino a carga passará por outro armazém onde será separada pequenos lotes e entregue em veículos menores para chegar ao cliente final.

 

As vantagens da carga fracionada

As principais vantagens para empresas que optam pela carga fracionada é a economia e a segurança. Por ter de arcar com os gastos proporcionais ao volume de mercadorias entregue, a empresa acaba gastando muito menos do que pagaria em uma carga completa que nem mesmo seria completamente utilizada. Além disso, o fato de apenas produtos similares serem transportados juntos evita possíveis extravios, acidentes ou até mesmo contaminações, como nos casos de alimentos.

 

Gostou de descobrir mais sobre a operação de carga fracionada? A BPLog oferece treinamentos para que sua empresa esteja por dentro do planejamento logístico, oferecendo os melhores serviços aos seus clientes.