Já ouviu falar sobre cabotagem? Este modelo de transporte é a navegação entre portos do mesmo país por meio de vias marítimas ou outras vias navegáveis interiores. Ou seja, ela é oposta à navegação de longo curso, pois a não perde a costa de vista.
Por causa da grande extensão da costa brasileira, a navegação marítima e a utilização da cabotagem são favorecidas em nosso país. Sendo assim, este sistema de transporte hidroviário vem sendo cada vez mais utilizado ao longo dos anos.
As vantagens da cabotagem
Além das condições naturais e da extensão da costa brasileira, outros pontos são bastante positivos para a cabotagem no Brasil. Um deles é o fato de cerca de 80% da população estar localizada em até 200km do litoral, o que significa que este meio consegue atingir a maioria dos brasileiros.
Em comparação com outros modais, a cabotagem também conta com um transporte muito mais amigável ao meio ambiente, pois tem um menor consumo de combustíveis e de emissão de poluentes.
Finalmente, a cabotagem acaba sendo um meio mais seguro também. Além de ter um menor índice de extravios e roubos, acaba por reduzir o volume das malhas rodoviárias, consequentemente ajudando da redução de acidentes nas estradas.
E você, o que acha sobre a cabotagem? Continue acompanhando nosso blog para descobrir mais curiosidades e informações sobre a logística.