Com as mudanças nas operações, a logística moderna vem se tornando mais complexa a cada dia. O mercado permite que as exigências continuem crescendo a cada dia, como a variedade de produtos, disponibilidade e entregas rápidas com pouco tempo de atendimento. Com essa aceleração nos processos, diminui a tolerância para erros na separação dos pedidos e pressões para a redução dos níveis de estoque.

A modernização nos processos, a expansão de mercado e das demandas faz com que as empresas entrem em um contínuo processo de aprimoramento da gestão de seus recursos, tanto tecnológicos como gerenciais. Com o crescimento do e-commerce e das entregas full time, a tendência é que os esforços para adequação por parte das empresas continue. 

A atividade de armazenagem tem custos bastantes expressivos na gestão interna da produção de uma organização. O maior erro acontece quando não é calculado seu custo, algo que deve ser feitos considerando as seguintes etapas:

  • Identificar itens de custo: selecionar os itens que serão considerados, como custo de empilhadeira, aluguel de armazém e outros.
  • Cálculo dos itens de custo: salários, benefícios, manutenção do armazém, depreciação e custo de oportunidade devem ser incluídos no cálculo a partir do levantamento feito previamente. 
  • Agrupar os itens de custo relativos a cada função ou atividade:agrupar os custos conforme sua destinação para facilitar a próxima etapa.
  • Alocar custos a cada produto ou cliente: depois de agrupados segundo suas funções, é necessário alocar os custos aos produtos.

Ter todos esses dados em mãos pode não ser fácil e se torna uma grande falha o erro de cálculo em uma das etapas, o que compromete todo o resultado, que tem como objetivo entender qual é o custo efetivo de se ter um armazém em uso.

Com a armazenagem da BPLog você tem a grande vantagem de compreender o processo como um custo único e facilitar a sua gestão de orçamento. Esse serviço abrange o recebimento e a conferência de cargas, picking, packing, etiquetagem, montagem de kits e industrialização. A redução de custos com a terceirização fica em torno de 10% a 20%.

Para uma empresa de qualquer porte a terceirização da armazenagem se torna uma vantagem, nós ficamos responsáveis  por todas as atividades e o tempo obtido pode ser investido pela empresas na melhoria de diversos aspectos da empresa, o chamado core business, como conhecimento do mercado, da concorrência, do cliente, melhorias nos produtos e inovação e adequação segundo a demanda. 

Leve a melhor solução de armazenagem para a sua empresa, conte com a BPLog!

Leia nossos outros artigos no blog e conheça mais sobre as atividades logísticas!