Cadeia de distribuição: As principais falhas no processo de expedição

A expedição de produtos é uma das etapas que mais impacta o consumidor final. A cadeia de distribuição tem vários desafios operacionais, um dos maiores é a etapa de expedição. 

Por se tratar de um processo altamente estratégico, a expedição afeta diretamente a satisfação do consumidor final e, consequentemente, os lucros da empresa. As falhas fazem com que a empresa perca tempo e desperdice recursos financeiros com a necessidade de refazer.

A BPLog selecionou as principais falhas que ocorrem na cadeia de distribuição, especificamente na etapa de expedição: 

1- Falta de preparação na linha de frente

Todo o funcionamento da cadeia de distribuição depende do trabalho das pessoas. Para que não aconteçam erros, é essencial que seus colaboradores tenham domínio das atividades que realizam e conhecimento suficiente para desempenhar a função que ocupam. Os erros descredibilizam a empresa e fazem com que clientes potenciais se afastem. Isso ocorre devido ao fácil acesso à internet e a pesquisa que cada consumidor pode fazer buscando referências e comentários sobre o produto que você oferece. 

Para minimizar os erros na linha de frente, é importante que o gestor contribua para o trabalho, oferecendo treinamentos e capacitação para sua equipe de expedição. O ensinamento dos procedimentos e de boas práticas faz com que a equipe tenha consciência da importância de cada passo.

2- Não utilizar uma picking list

A picking list é um relatório que deve conter todos os itens que serão expedidos. O processo deve ser conciso e as principais informações devem ser destacadas para que haja facilidade na leitura.

Essa etapa é crucial no processo de expedição como um todo, já que é responsável pela separação de produtos. Os erros mais comuns em relação à picking list são:

  • Falta de observação para necessidades especiais de armazenamento e embalagem, o que pode causar avarias na mercadoria durante a etapa do transporte.
  • Separação errada de produtos ou em quantidade incorreta.
  • Falta de atenção com os dados sobre data e de vencimento de uma mercadoria.

Para diminuir o risco de falhas hora da separação dos produtos, a picking list é indispensável. Na lista de separação de itens, algumas informações são importantes, como: 

  • Quantidades necessárias;
  • Peso e descrição dos itens;
  • Observações e necessidades especiais para armazenamento e embalagem.
  • Código do pedido;
  • Nome de cada produto que deve ser separado;
  • Localização dos itens.

A falta de atenção aos dados e cada erro pode acarretar o comprometimento total da expedição. 

São muitas especificidades a serem atendidas para que a expedição tenha sucesso. Com um time de colaboradores preparados e o uso de ferramentas tecnológicas, como softwares, é possível obter êxito nesta etapa e em toda a cadeia de distribuição. 

Com a terceirização in-house você tem garantia para cada um dos processos envolvidos na expedição. A mão-de-obra especializada da BPLog garante que todos os passos sejam executados de forma correta para atingir o seu principal objetivo, a satisfação do cliente e a obtenção dos lucros. Muito mais tempo para que a empresa possa direcionar seu foco ao desenvolvimentos de soluções e ao conhecimento do mercado. 

Saiba mais sobre este serviço entrando em contato conosco. Estamos à disposição!