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O desafio da logística reversa em uma empresa

O E-commerce chegou para ficar. Houve um crescimento de quase 30% das vendas na internet só da virada do ano 2020 ao ano 2021, movimentando mais de 183 bilhões de reais. Essa tendência e nova modalidade de consumo veio para ficar, mas há dificuldades intrínsecas à venda online, como, por exemplo, a devolução.

É um direito do brasileiro poder trocar ou devolver um produto caso não se sinta confortável em utilizá-lo num período de 1 mês, até mais dependendo do estado. O mesmo vale para um produto adquirido na internet.

Por conta disso, surgiu a necessidade de expandir um novo mercado em nosso país: Logística reversa. Confira sobre nesse blog.

Mercado inóspito

Segundo Maurício Cwajgenbaum, CEO da Genius Returns, a logística reversa ainda é pouco explorada e conhecida no Brasil, tanto pelos consumidores quanto pelos lojistas. No ano passado, estima-se que a cada 10 compras E-commerce, cerca de 3 são devolvidas. Principalmente calçados, vestuário e acessórios.

Há a necessidade de mudar esse cenário, agitar a pós-venda e facilitar o acesso que é direito dos consumidores de devoluções rápidas e efetivas. Essa estratégia renova a experiência de consumo do cliente em um outro novo patamar. A compra não para na hora do consumo, um cliente disposto a trocar um produto, também está disposto a se fidelizar na loja.

Uma das formas de trazer mais inovação ao mercado da logística reversa é através do uso inteligente de dados adquiridos tanto automatizar processos para otimizar lucros. Deseja saber como trazer ferramentas efetivas e estrategicamente competitivas financeiramente com as demais grandes indústrias? Entre em contato com a BPLog e saiba mais sobre como podemos lhe auxiliar nessa jornada.

Ou acesse o nosso blog e saiba tudo sobre o universo da logística!

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